sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Educação Infantil



Infânica, a melhor época da vida. É nessa fase em que curte-se a não responsabilidade, pode-se aprontar e nao levar a culpa apenas por ser criança, ficar horas correndo sem se cansar, fazer coisas bizarras sem passar vergonha e tem ainda algumas que mandam e desmandam, deixando para os pesquisadores estudarem as causas de desequilíbrios emocionais e falta de limite. E o mlehor, ou pior, é que isso tudo pode durar décadas!
Entretanto, nem tudo foi sempre assim, afinal, a infância foi levada em conta apenas em meados da idade média [MERA, 2006] e sua transição para a vida adulta era brusca e conturbada. Ariès afirma que a criança só era conhecida com tal até aprender a bastar-se, a pratir daí virava adulta e começava a ser tratada com tal, o que ocorria próximo aos 7 anos de idade.Ser tratada como adulto entende-se que o indivíduo passava a ser severamente castigada se isso fosse necessário. (Hoje a lei da palmadinha não permite nem que o tom de voz seja elevado).
Quando pensadores como Rosseau iniciaram seus estudos, a visão de infância foi mudando gradativamente. Ao chegarmos na Revolução Industrial que forma necessárias as creches, pois a mulher se inseria no mercado de trabalho e preicsa de lugar para deixar as crianças pequenas. nesta época elas eram caseiras e tinham apenas a função de cuidar das crianças, Rosemberg (1896) apud Mêra (2006) afirma que "[...] as creches domiciliares acabaram se tornando um lugar de guarda das crianças.[...]".
Essa situação evoluiu de tal forma que hoje, século XXI, as creches além de cuidar (higiêne e saúde), precisa educar (em seus aspectos mais básicos) e ensinar (desenvolver as potencialidades), esse conunto recebe o nome científico de desenvolvimento integral.
As Propostas e Currículos que visam abranger a área da educação infantil salientam a harmonia entre os campos cuidar e educar, tendo cuidar como a integração de vários campos e áreas de conhecimentos diferentes que visam ajudar o outro a se desenvoler como ser humano e educar como o desenvolvimento das capacidades infantis com base no respeito e confiança propiciando à criança o acesso aos conhecimentos amplos da vida social e cultural.
As Propostas auxiliam ainda no que tange o ecuaar em áreas específicas do conhecikento e como podem ser utilizadas para cumprir os objetivos da educação infantil.
Essa área da educação sofreu várias modificações ao longo dos séculos, sempre correspondendo a fatos sócio-históricos, e hoje ainda precisa sofrer modificações. É um campo amplo que está com muitas aberturas para serem estudas e rediscutidas, a fim de cada vez mais melhorar os cidadãos que vão ficar para o mundo.

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