domingo, 12 de dezembro de 2010

Sábado à noite com jantar de gala


Quando há uma programação para o sábado a noite, a organização para o evento inicia antes de o próprio sábado começar. [No meu caso, sexta de manhã, pois eu já tinha uma roupa pré-selecionada.].

Quando amanhece sexta-feira, antes mesmo de levantar da cama, repasse mentalmente tudo o que deve ser feito durante o dia e o tempo que cada tarefa pode durar. Assim você pode coordenar o tempo das ligações: massagista, depilação, salão de beleza, unhas. Sexta - feira fim de tarde, massagem. [Dor nas costas + salto alto = problemas com postura e etiqueta]; Tempo estimado: 40 minutos.

As atividades de sábado de manhã variam de acordo com os resultado de cada ligação. [O meu começa cedo com uma lista de presentes a serem comprados para o Natal. As vezes é preciso intercalar atividades para que tudo aconteça ao seu tempo. Almoço e um pouco depois salão de beleza.]; Tempo estimado: 90 minutos;

Salão é o lugar onde nunca se deve ir com pressa [principalmente se você tem quantidades exageradas de cabelo], nunca se vai desarrumada e nunca deve ser freqüentado por quem não sabe guardar segredo.

As revistas de salão tem um tema exclusivo: cabelos e beleza, alguns oferecem jornais locais; barulhos característicos: secadores de cabelo, mangueira do lavatório, televisão, páginas sendo folhadas e conversa, muita conversa.

Os trabalhos iniciam pela lavagem do cabelo. Só quem já sentou em uma cadeira de lavatório sabe como pode ser desconfortável e monótono ficar com o pescoço pendido para trás, enquanto os olhos fazem uma análise sobre as condições do teto, do roda-forro e a pintura da parte superior da parede.
A lavagem termina, a moça que lavou o nosso cabelo o seca, com a mesma delicadeza que secaria um cachorro, com uma tolha. Uma segunda moça coloca uma toalha seca sobre os nossos ombros enquanto a outra aponta a cadeira que você deve se sentar.

[Aqui podem acontecer duas situações:
Situação 1: Pedir para você sentar na cadeira para secar o cabelo com o secador e dar seqüência ao penteado;
Situação 2: pedir para você sentar e esperar. [A espera depende da quantidade de pessoas na sua frente e da situação geral que se encontra no salão.].

O início dos penteados começa de maneira similar, com o secador e uma escova redonda, com exceção dos penteados encaracolados. Depois de secar um pouco ela prende quase todo nosso cabelo com uma piranha e começa o alisamento: mira o secador para a mecha selecionada e que já está enrolada na escola redonda enquanto o braço puxa com força a escova que desliza pela mecha. A dona do cabelo força o pescoço para não pender para trás enquanto ajuda inclinando o corpo levemente para frente. O processo se repete até todas as mechas serem alisada a contento. Nessa etapa a cabeleireira deve mostrar para o cabelo quem manda.

[Barulhos característicos nessa etapa: todos os sons são abafados pelo secador, as conversas se fragmentam e os pedaços podem dar abertura para várias interpretações. Como distração pode-se analisar todos os significados dos fragmentos. Não é sensato interferir em assuntos ao qual você não foi chamada.].

Em seguida elas solicitam que você sente em uma cadeira para dar espaço a outra pessoa que passará pelo mesmo processo descrito acima. O seu cabelo vai esfriando, porque esquenta muuuuuito e se preparando para a segunda etapa de alisamento, a chapinha.

Quando chega novamente a sua vez o cabelo é separado em mechas como o início do processo, mas o calor agora se aproxima dos 180° em lâminas cerâmicas. [É interessante fechar os olhos antes que o spray de proteção seja jateado em seus cabelos para evitar qualquer tipo de ardência, nunca se sabe como nos olhos irão reagir.].

Mecha por mecha as lâminas de cerâmica vão esquentando o cabelo a ponto de deixá-lo liso ao extremo. Mais uma vez você senta para que o cabelo esfrie. [NUNCA SAIA COM O CABELO QUENTE, QUALQUER BRISA É CAPAZ DE TRASFORMÁ-LA EM UM POODLE QUE SAIU DA TOSA!!!].
[Se o objetivo é um penteado sofisticado as etapas podem variar e o período no salão pode dobrar.].

Cabelo frio, hora de pagar (os valores variam muito, então não entraremos nesse detalhes). Vamos até a sala de depilação. Tempo estimado: 30 minutos;
[Esse é um momento muito delicado, temos que pensar na lua, na roupa que vamos usar e até o que vamos fazer depois do jantar (off)];

Para distrair da dor que é ter os pêlos arrancados sucessivamente, a depiladora fala sobre assuntos diversos [é um local que também rola certa fofoca, mas você nunca sabe o que ela fala de você para os outras clientes [NUNCA FALE MUITO DE SUA VIDA PESSOAL!]].

Vestido tomara que caia até o joelho, depilação de pernas, axilas, buço e sombrancelha.
[Espaço para crítica: homens não tem que tirar pêlos no rosto com cera, isso é muito injusto!].

Depois de aproximadamente 2 horas fora de casa, finalmente você pode sentar no sofá e respirar fundo. Minutos depois você levanta, toma um banho, coloca esquentar uma água, separa o kit de manicure, um creme para cutículas e prepara um espaço longe do vento. [É ideal que se vá ao banheiro neste momento, pois depois que a unha está pintada é difícil tirar a roupa sem estragar uma das pinturas.].

Tempo estimado para pintar as unhas em um dia de chuva: 25 minutos;

Põe a água não muito quente num vasilhame, prepara as unhas com o corte ideal e lixa para aparar os cantos. Passa um creme para cutíla e deixa as unhas alguns instantes de molho. Seca com o pano, que tem no kit, e empurra (ou corta) as cutículas.
[Para a escolha do esmalte temos que refletir sobre alguns aspectos: ocasião, roupa, tarefas da semana(se vamos fazer muitos serviços na água é melhor uma cor mais natural para não dar destaque quando descascar no meio do serviço)].

Passa a base, passa a cor, limpa os cantos e espera, espera, espera. Sem movimentos bruscos para evitar bolinhas. O tempo úmido contribuí muito para a espera, o tempo seco favorece uma secagem rápida e uma pintura lisinha.
Feito isso você consulta o relógio e vê que está quase na hora de começar a maquiagem.

[Se o jantar irá acontecer as 20 horas (horário apropriado em épocas de verão), os preparativos finais devem começar por volta das 18 horas e 45.].

Até lá você pode se ocupar com outras tarefas.

Quando chega a hora iniciam os preparativos finais. Tempo aproximado: de 45 a 60 minutos. [Varia pela experiência que cada uma tem com maquiagem e precisão em faze-la apresentavelmente.].

Escovar os dentes, colocar a meia calça, o vestido, organizar a maquiagem de acordo com os mesmo critérios utilizados na escolha do esmalte, colocar as presilhas no cabelo, calçar o sapato, passar o perfume e finalmente dar a última olhada no espelho. [Nessa etapa acontecem muitas olhadelas no espelho.].

Na última olhada verificamos todos os detalhes, fazemos alguns movimentos na frente do espelho a título de ajustes na roupa e podemos ir para a sala, onde o acompanhante espera pacientemente para lhe dizer o quanto você está bonita. [NÃO SAIA ANTES DE OUVIR UM ELOGIO, SE FOR PRECISO PEÇA UM!].

Com um jantar as 20 horas, sem festa ou danças, é bem provável que antes da meia noite estejam em casa.

Uma vez em casa você tira a roupa da festa, faz uma massagem no pé, veste o roupão, lava o rosto, tira a maquiagem com demaquilante, escova os dentes, desarruma o cabelo e vai dormir. [O fim da noite pode variar de acordo com o estilo de vida que cada um leva]; Tempo estimado para conseguir deitar na cama: 30 minutos.

Resultados finais:
Tempo estimado para se preparar para um jantar de gala no sábado a noite (descontando o tempo para a escolha da roupa): 215 minutos ou 3 horas e 35;
Tempo estimado para exibir o resultado da preparação: 3 horas
Conclusão: ...............

[Zangada demais para concluir qualquer coisa!].

Um comentário:

  1. Depois de TUDO ISSO vocês ainda me perguntam porque eu prefiro ficar em casa, deitada no sofá, comendo chocolate ou brigadero e assistindo um bom filme.

    Ri muito

    =D

    ResponderExcluir